Construir um site: o Planejamento
Você tem uma empresa e quer entrar no mundo digital ou teve uma grande ideia para vender algo online e constatou que nem sabe por onde começar. Não se assuste, a quase totalidade de empreendedores que hoje têm negócios na internet também não sabiam. Muitos também naufragaram, deixando de lado a principal chave para adentrar a esse oceano de oportunidades que é a Web: O planejamento.
Antes que o programador arregace as mangas e despeje os códigos para construir um site ou o designer deixe sua criatividade aflorar, com cores e fontes, existe muito trabalho, um trabalho de prancheta e para ter sucesso você deverá se aplicar como um engenheiro, que calcula fundações, espaços, carga de peso, elabora um projeto antes de que qualquer movimento se faça no terreno.
Claro, assim como no mundo das empresas reais, no mundo virtual de antigamente permitia-se a aventura, fazer ao mesmo tempo em que se apresentavam novidades. Hoje em dia pode-se dizer que quem se aventura em construir um site ou negócio virtual pode ter até alguma mínima chance de ter retorno, talvez proporcional ao quão boa e nova sua ideia é. Mas planejando passo a passo cada detalhe do negócio, como se comportam mercado, concorrência e demais características a chance de adequação do negócio virtual e de se atingir os objetivos será muito maior.
Construir um site: o Planejamento
Grandes empresas possuem em suas estruturas físicas áreas de planejamento, enquanto boa parte das médias empresas trabalham assim e algumas das pequenas empresas. O que acontece no mundo virtual é que todas essas grandes empresas já tem seu site, já estão no mundo virtual desde há muito tempo, portanto, já contam com um histórico de erros e sucessos que lhes permite até saber o quanto financeiramente podem perder em uma nova estratégia de vendas via internet.
O problema com o mundo virtual para as grandes empresas é que suas áreas de vendas “reais”, (que tem metas, orçamentos, recebem bônus ou comissões para vender) estão totalmente desconectadas do mundo web da empresa, geralmente tocado entre áreas de produto e áreas de TI. O conhecimento dos desejos do consumidor fica distante e frio, assim como de maneira geral são os atendimentos de SACs dessas mesmas empresas. O caminho para avançar nessas questões também é o planejamento, mudança de atitude também envolve planejamento, mesmo que as correções devam ser feitas no bolso de quem precisa colaborar para que a empresa cresça em todos os seus canais de vendas. É claro que algumas das grandes empresas desenvolvem sua comunicação virtual com o consumidor com eficiência.
Já nas médias e pequenas empresas, de maneira geral, o planejamento para construir um site fica a cargo do dono, quando muito do dono, um diretor ou seus filhos. A tendência é que idéias de como chegaram até ali sejam perpetuadas, o que dificulta em muito o entendimento do mundo web, assim como estratégias utilizadas no mundo real nem sempre são bem vistas no mundo virtual. Também existem os custos, que não podem ser subestimados, afinal a capacidade de investimento para construir um site é limitada e um erro na estratégia de se lançar no mundo virtual pode comprometer a eficiência de uma empresa que vinha bem até ali.
Este artigo é a introdução de nosso Blog, onde pretendemos auxiliar empreendedores que desejam mergulhar no mundo virtual, construir um site, seja através de um site institucional de um negócio que já existe, uma loja virtual para venda de produtos online ou até uma grande ideia que pode ser tornar um site de sucesso. Nos próximos artigos na categoria planejamento vamos descrever como acreditamos ser um modelo eficiente de planejamento para construir um site onde a entrada de uma empresa no mundo virtual tenha sucesso, ou que ao menos esse modelo evite que o empreendedor prejudique o desempenho de sua empresa.
Até a próxima,
Deixar Um Comentário