Criar um Site – O público alvo
Parece fácil definir o perfil do público para quem queremos vender ao criar um site ou loja virtual, seja um produto ou serviço. Para que o leitor tenha uma idéia do tamanho da internet, existem hoje mais de 150 milhões de blogs ativos no mundo, existem mais de 600 milhões de perfis verdadeiros no Facebook e são vistos no Youtube mais de 2 bilhões de vídeos por dia (*). Com esses números, montar um negócio virtual se torna atraente, afinal em qual local físico, mesmo um shopping center, teria tanta gente disposta a passar “em frente” ao seu negócio?
O Público Alvo
Mas não é bem assim. É preciso, antes de se criar um site, analisar o público alvo do produto que se deseja vender na internet, onde ele está, isto é, em qual mídia social ele se encontra e qual instrumentos devemos utilizar para chegar nesse público.
Não é muito diferente de quando um comerciante procura um bom ponto de venda para o seu comércio, é preciso estar visível para os consumidores, mas para estar visível certamente o proprietário analisará um bairro e uma rua onde a probabilidade de seus consumidores passarem em frente é maior. Continuando com o paralelo, imagine um comerciante que está abrindo uma loja de camisetas de rock. Antes de locar o espaço para abertura da loja ele vai estudar quem vai comprar suas camisetas, qual a quantidade de camisetas para qual idade estará disponível em estoque.
No mundo virtual, antes de criar um site, é preciso saber para quem queremos vender. O estudo a ser feito pelo comerciante se ele decidisse fazer a loja de forma virtual deveria ser o mesmo. Afinal, antes de decidir onde seu site deverá atuar, com qual estratégia de marketing, deverá saber o perfil do consumidor.
Claro, como em qualquer comércio, esse perfil do consumidor depende do que estamos vendendo. Sexo, idade, gosto musical podem importar para um determinado produto, assim como o local onde mora, estado civil, filhos podem importar para outro produto.
Portanto, antes de criar um site, vale a pena debruçar-se nos números de pesquisa (muitos estão na internet) e decidir qual é o perfil do seu público alvo. Isso vai auxiliar e muito no futuro, quando você terá que, depois de criar um site, decidir em quais buscadores ou redes sociais investirá tempo e dinheiro em propaganda.
Se quiserem entender mais sobre Marketing Digital, segue um guia passo a passo de um pesquisador sobre o assunto:
http://neilpatel.com/br/como-fazer-marketing-digital-o-guia-passo-a-passo/
Abraços,
Luis Pereira
(*) Fonte: Revista Época – Infográfico de DAvid Michelsohn
[…] falando, se ele é a persona (público alvo) da sua universidade ou […]