o que e marketing digital

O que é Marketing Digital

Você é empreendedor, está começando seu negócio e reconhece a necessidade de ter redes sociais, quem sabe um site e acaba descobrindo que tudo para você é extremamente complexo, afinal você entende mesmo é do produto ou serviço que proporciona a seus clientes.

A maior parte dos programas de televisão que se propõem a educar as pessoas passa a falsa impressão que tudo na internet é fácil de vender, os custos são baixos e a concorrência menor entre outras ilusões do mundo digital.

O pequeno e médio empreendedor, principalmente o que está começando se depara com a decepção de ter criado um perfil no Facebook (que tem 130 milhões de usuários no Brasil ) e não vender uma só peça ou serviço com seus anúncios e o mesmo se repetir com o Instagram. Ou resolve ele mesmo criar um site em um software gratuito e começa a ver que não basta estar no Google e até seu site ter bom conteúdo, mas que precisa aparecer na multidão de sites que existem ali.

O que é Marketing Digital – Estratégias

Marketing Digital nada mais é que o conjunto de estratégias que busca desenvolver uma identidade para uma marca e através de relacionamentos e exposição , atrair novos consumidores para esse produto ou serviço.
Para tanto, é preciso compreender (da mesma forma que existe no Marketing Tradicional), no Marketing Digital é preciso diferenciar “ação” de “estratégia”.

Ação é quando você toma a atitude de ter presença em Redes Sociais, criando uma página no Facebook ou perfil no Instagram. Estratégia de Marketing Digital é um conjunto de ações que busca o sucesso de um determinado produto ou serviço no mercado, inclusive em relação a seus concorrentes.

A estratégia a ser aplicada a cada empresa, independente de seu tamanho, depende muito de seu público alvo, renda, presença em redes sociais, gênero entre outras características que vão determinar onde o empreendedor deve estar.

E para determinação da estratégia, por consequência, devemos saber os canais onde essa pessoa está (Facebook, Instagram, Linkedin, Youtube).

Como exemplo, imagine que seu público com potencial de compra está em dois canais, o Youtube e o Facebook. Você pode até criar uma página no Facebook e um canal no Youtube mas como atrair o público para eles? Esse conjunto de estratégias é chamado de “Inbound Marketing”, que detalharemos em um próximo post onde descreverei as Estratégias de Marketing Digital.

O que é Marketing Digital – Uma empresa pequena pode fazer Marketing Digital ?

Mas você deve estar pensando: “minha empresa é pequena e está começando, será que preciso de estratégias tão complexas de vendas e que tenham tantas nuances, para minha meta, que é a de vender apenas dez unidades por semana do meu produto ?”

O tamanho da empresa também é mensurado quando fazemos uma proposta, e em um primeiro momento o mais importante é saber qual o objetivo do empreendedor, qual sua meta. Para essa meta algumas estratégias serão elaboradas, dentro de um custo compatível e assim que atingidas teremos que rever essas estratégias com novas ações que permitam um maior crescimento das vendas e maior a complexidade de ações que se devem tomar. Por esse motivo que de maneira geral inicia-se com o marketing de atração (Inbound Marketing), procurando primeiro criar o público para depois oferecer o produto.

MAIS ARTIGOS DESTA SÉRIE